domingo, 30 de maio de 2010



Eu amo, quando vejo que tratam nossas crianças como crianças. Saio decepcionada quando o padre não dirige uma palavra diretamente para elas. Sei que elas são uma minoria, mas merecem escutar a palavra de Deus adaptada para a idade delas. Hoje a  missa com crianças às 08h30, foi bem atrativa, após a homilia a Rosmeire que é catequista e também encarregada da liturgia infantil, contou uma historinha para que as crianças entendessem um pouquinho sobre a Santíssima Trindade e depois o padre complementou e também contou a história de Santo Agostinho. Como é gostoso ver as crianças interagindo, respondendo às perguntas. Falar sobre esse mistério não é fácil,  e a própria palavra mistério é algo que não podemos com nossa inteligência humana entender. Se fosse possível, não seria mistério.

Missa: Trindade Santa

( Usar o desenho de um campo , uma bola e um menino vestido de jogador )

Queridas crianças, vejam só o que eu trouxe aqui pra vocês. Uma bola. Que legal!!! Por que será que eu trouxe uma bola para vocês? Ah, porque estamos em tempo de copa, em tempo de torcer pela Seleção Brasileira, não é mesmo? Mas o que é preciso para se ter um jogo? Ah... Precisamos de um campo, aqui está ele e também precisamos de um jogador. Só assim nós teremos um grande jogo, daqueles que seremos sempre vencedores.
(Fazer um jogo de palavras assim: tira um e fala se dá certo e, assim por diante).
Agora vocês imaginem se vai dar certo. Eu tenho a bola e o campo. Posso então ter um bom jogo? Por quê? Ihhh, agora eu tenho um jogador e um campo. Eu tenho jogo? Não? Por quê?
Porque para que haja um jogo é necessário que se tenha um campo, bola, jogador... Sem eles não há jogo, não há torcida , não há transmissão do que eles representam, portanto são três elementos fundamentais , um não vive sem outro , um não é nada sem o outro , um dá significado sobre o outro .
Então são três em um, não é?
Pois vocês acreditam crianças que hoje nossa missa irá nos falar justamente sobre três pessoas que juntas fazem o papel de um?
Estou falando da Santíssima Trindade. Vamos entender melhor.
Deus é o campo. Nele todos jogam.
Ele é o abraço do mundo em torno de nós.
Jesus é o jogador, presença do grande campo de Deus que veio trazer as regras do jogo, mostrou o caminho do gol e nos faz sermos fortes diante de nossos adversários.
E a bola? Quem será a bola?
Ah, a bola é o Espírito Santo, que nos move, nos anima, nos faz andar, correr, vibrar com o jogo da vida.
Então, crianças, hoje, nessa comparação, vamos falar sobre as três pessoas mais importantes na nossa vida espiritual. Do pai que é Deus, do filho que é Jesus e do Espírito Santo que a 3º pessoa de Deus e, são essas pessoas que formam o time que nos impulsiona na vida para nos manter vivos e ativos na sabedoria e no amor. essa é a grande vitória desse time.

Solange Nascimento – é autora da Missa com as Crianças e co-autora dos livros Jesus e as crianças. Sua formação acadêmica perfaz Pedagogia, Letras e Direito. É pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo UNIFOR-MG

Fonte.: http://www.catequisar.com.br/

SANTO AGOSTINHO E A TRINDADE SANTA


Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas… Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -”quero colocar a água do mar neste buraco”. Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -”mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!”. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade. O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande!

Um comentário:

  1. Imaculada
    Nossa missa com crianças usou esta metáfora para explicar a Santíssima Trindade...nosso personagem ainda perguntou quem jogava no time de Jesus..Foi muito legal! abç
    samya

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!