sábado, 19 de junho de 2010

A leitura na vida de um Catequista...

Bom dia, bom sábado, um Domingo abençoado à todos, incluindo especialmente nossa seleção!!

Sabemos que através da leitura, nossos horizontes são abertos, esclarecidos, enriquecidos...  Escutamos e aprendemos que quem lê, fala e escreve melhor, eu acrescentaria, CATEQUIZA melhor... E hoje, nós temos à nossa disposição uma variedade de livros que podemos de fato escolher... Eu tenho mania de comprar livros de catequese, de dinâmicas, de formação, de espiritualidade... Ganhei no meu aniversário um livro e não me idenfiquei muito com ele, tentei criar uma proximidade, folheava olhava os títulos, guardava, noutro dia, folheava e nada, nenhuma paixão despertada... Resolvi trocar, quando chego na livraria, a vendedora que já me conhece bastante, já foi dizendo: "Você não vai pegar livro de catequese neh!" . Eu tentei, procurei, procurei e trouxe um que fala sobre a Eucaristia, enfim, mais um livro que não deixa de ser catequético... Às vezes, por facilidade o catequista busca  na internet,   assuntos dos quais precisam no momento, o que recomendo que estejam sempre atentos à fonte desses artigos, já li coisas absurdas com relação nossa fé, nossa doutrina... Mas, existe um livro que um catequista não pode deixar de ter e sempre ler, que é o catecismo da igreja Católica, o CIC.
Estava lendo sobre a oração, me preparando para um encontro sobre a oração do Pai nosso. Aí você me pergunta, mas precisa se preparar para um encontro sobre o Pai nosso? Eu preciso! Parece ser fácil, mas não é, pois não estou dizendo de simplesmente passar aquela decoreba, mas no que consiste a reza do Pai nosso. E nessa procura, peguei meu CIC, e encontrei coisas lindas...
Hoje, lendo o Evangelho Quotidiano, vi que a explicação tem como fonte o CIC, veja que profundo!! a A palavra de hoje nos questiona: qual é sua inquietação no dia de hoje?? São muitas neh!! Fico pensando no como somos pequenos, como ainda não conseguimos nos jogar nos braços desse Deus e deixar que ele conduza nossa vida, nossa missão, nossos sentimentos, nossos pensamentos e por fim nossas atitudes... Beijo grande ! Imaculada

«Não vos inquieteis quanto à vossa vida» - Mateus 6,24-34

A criação tem a sua bondade e a sua perfeição próprias, mas não saiu totalmente acabada das mãos do Criador. Foi criada «em estado de caminho» («in statu viae») para uma perfeição última ainda a atingir e a que Deus a destinou. Chamamos divina Providência às disposições pelas quais Deus conduz a sua criação em ordem a essa perfeição. [...]:

É unânime, a este respeito, o testemunho da Escritura: a solicitude da divina Providência é concreta e imediata, cuida de tudo, desde os mais insignificantes pormenores até aos grandes acontecimentos do mundo e da história. Os livros santos afirmam com veemência a soberania absoluta de Deus no decurso dos acontecimentos: «Tudo quanto Lhe aprouve, o nosso Deus o fez, no céu e na terra» (Sl 115, 3); e de Cristo se diz «que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre» (Ap 3, 7); e «há muitos projectos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que prevalece» (Pr 19, 21). [...]

Jesus reclama um abandono filial à Providência do Pai celeste, que cuida das mais pequenas necessidades dos seus filhos: «Não vos preocupeis, dizendo: "Que comeremos, que beberemos?" [...] O vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo» (Mt 6, 31-33)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!