terça-feira, 1 de junho de 2010

Corpus Christi

"A Festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo. Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem visitar o seu povo." (texto de Felipe Aquino)

* Lindos os tapetes, verdadeiras obras de arte, mas eu tenho certeza de que com tanta gente passando fome e sendo a Festa da eucaristia, acho que Cristo ficaria mais contente se os tapetes fossem confeccionados com alimentos e depois distribuidos a quem precisa. Assim como toda paróquia fica encarregada de enfeitar uma parte do percurso, cada paróquia deveria ficar encarregado de arrecadar um tipo de alimento. Poderia até formar desenhos, mas a matéria prima não seria serragem e areia, mas alimentos...
Fico imaginando as muitas pessoas que vão nessa missa, às vezes muito mais para apreciar as obras de arte, se chegando, enxergasse os mais variados produtos alimentícios, talvez passasse a ver a Eucaristia com outros olhos, com os olhos do coração. O bispo nem precisaria falar muito na homilia sobre a caridade... É isso!
Eucaristia é caridade.
Imaculada

Um comentário:

  1. Olá Imaculada, achei bem legal essa sua idéia de trocar a serragem por alimentos para os pobres... teve um ano em nossa paróquia q os tapetes foram feitos com cobertores, para depois serem doados aos mais carentes, já q aqui no inverno faz muito frio... beijo querida, fica com Deus!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!