segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ossos do ofício, quer dizer, ossos da missão!!!

Me fizeram a seguinte pergunta: "Com relação a encontros de  formação,  na sua paróquia, cada catequista é que pagam sua inscrição?

Vamos lá, esse assuntinho é meio complicado...
Aqui na nossa paróquia acontece uma formação, ou um retiro anual para todas as dimensões. Isso  fica agendado desde o começo do ano, está no calendário paroquial. (todo catequista deveria adquirir o seu). Para a dimensão Bíblico catequética, temos uma semana de formação para os novatos. Em julho fizemos dois dias somente com os novos e  tres dias com todos. Foi uma semana de formação no período noturno. Em agosto temos nosso retiro, que nesse ano se tornou encontro. Meu sonho de consumo era um retiro num lugar lindo, isolado para os catequistas. Um lugar onde pudéssemos ter nosso momento de deserto e encontro com a pessoa do catequista. O lugar estava acertado, um sitio próprio para retiros,  com muito verde, flores, sombras de árvores, lagos, com capela e tudo, mas muitos dos catequistas acharam dificil ter que dormir fora de casa por uma noite e também porque teriamos uma despesa mais alta com aluguel do local, por conta disso, nosso retiro será um encontro na paróquia mesmo, isso para que mais catequistas possam participar. Mas mesmo assim, a coisa não flui como deveria. Nosso encontro será no proximo final de semana e não temos nem noção da quantidade de participantes. Temos sim, que além de organizar, pensar, planejar, temos ainda que ficar correndo atrás, parece que mendigando que os catequistas participem.
Eu, particularmente fico super estressada e até um pouco revoltada. Porque seria tão fácil se cada um fizesse sua parte no tempo previsto, pois precisamos correr atrás de alimentação, de material em gráficas e ficamos presos, esperando. E todo ano é isso, e em todas as pastorais, não só na nossa. Quando chega o dia do encontro, estamos um trapo.
Tem ainda a problemática do lado financeiro, pois todo catequista sabe que além de ser um voluntário, temos que colocar a mão no bolso para nos formar, pois a paróquia não pode suprir  todos os gastos e também vejo que gastamos com tanta coisa, porque não investir em nossa formação. Então, cada catequista paga uma taxa para cobrir despesas com refeições e subsídios usados no encontro. Ficamos atentos para que nenhum catequista deixe de participar pelo fato de não poder pagar. Cada caso, é visto em particular, desde que ele se pronuncie.
Normalmente as inscrições são feitas na secretaria da paróquia e acertado no ato da inscrição, existem também muitos casos que acertam no momento do encontro.
 
Só sei que tudo poderia ser mais fácil para todos, se cada um fizesse a sua parte. Mas, encontro é igual dor de parto, com o tempo esquecemos todo sofrimento e estamos pronto para preparar o outro encontro, sempre na ilusão de que esse será diferente.
Isso é uma partilha, mas também é um desabafo! Se alguém tiver uma sugestão de como melhorar isso, por favor me envie...

Ah!! lembrando que esse encontro não será somente para catequistas, mas para todas as lideranças, pois INICIAÇÃO CRISTÁ  é para toda Igreja, então estão convidados, ministros, liturgia, pastorais sociais, todos... Será que conseguimos umas 200 pessoas? Isso, saberemos somente no dia do encontro...

Um comentário:

  1. Olá Imaculada..
    Ficar estressada e desabafar pra vc
    deve ser bem fácil, afinal nem todas nós catequistas tem o privilégio de ter suas condições:
    não trabalha fora, não tem filhos pequenos, e principalmente tem o Helim, que não é seu marido, mas seu companheiro, faz tudo pra você.Se não tivesse tudo isso, será que você estaria falando isso aqui no seu blog..acredito que não, talvez você não teria nem o blog, não teria TEMPO. Isso não é uma crítica, é um comentário. Continue a nos ajudar com seu blog ele está sendo muito útil pra mim e pra outras catequistas.

    beijo..

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!