quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Férias à vista! e presente também!! Oba!!

Olá queridos leitores, seguidores e amigos!
Vai chegando essa época do ano, fico meio apagadinha, parece que minhas energias minguam... 
Não estamos de férias da catequese, temos ainda três semanas.  Estamos trabalhando com eles, tempo litúrgico, advento, símbolos e o sentido do Natal. Na semana do dia 14, nossa paróquia tem o costume de fazer três dias de preparação para o Natal com as crianças e com as famílias, com teatros, musicas, etc e tal... Nesse ano receberemos um presente da prefeitura, teremos um Natal iluminado. Toda frente da Igreja será enfeitada com pequenas luzes. Estamos felizes e ansiosos. Será bem diferente dos  anos anteriores.
Depois disso, já estamos encostados na celebração do Natal, ficamos na expectativa daquele que veio e sempre virá.  Preparados, entramos de férias,  voltando na primeira semana de fevereiro.
Férias abençoadas, necessárias para todos, inclusive para o catequista!
Sendo assim, com certeza darei uma sumidinha das postagens diárias, mas não se preocupem, serão ausências temporárias... Eu vou, mas prometo que volto!! Se essa for a vontade de Deus!!
Abração procês, povo amado!!

** Ei, hoje é dia 30, já enviou meu presente do amigo secreto? O seu, vou colocar no correio amanhã. E olha, que ele vai viajar muiiiiito, tchê!! Mas, acho que chega antes do Natal!! E aí gurizada, fiquem no aguardo!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

INCLUSÃO NA CATEQUESE


 Uma de nossas "deficiências" na catequese é não saber acolher/trabalhar com pessoas com necessidades especiais de uma forma verdadeiramente inclusiva. Vejo que esse material poderá nos orientar. Estou ansiosa por receber o meu exemplar.
Thaís, parabéns por seu trabalho e pela conquista desse manual!
Tenho certeza que quando amamos o que fazemos e buscamos meios, é possível sim, Levá-las ao Pai!

Sobre o Livro

A catequista e pedagoga Thaís Rufatto dos Santos, da Diocese de Santo Amaro-SP, preparou um manual para catequistas que têm em suas turmas catequizandos com deficiência. Ela trabalha o conceito e a prática da Catequese Inclusiva, dando dicas de como evangelizar a partir da inclusão. Também detalha as diversas deficiências e como lidar com elas.
Assuntos abordados no livro: Inclusão na catequese
1. A história da inclusão
2. As pessoas com deficiência incluídas nos documentos da Igreja no contexto do ano de 2003
3. Fato da vida: estudo de caso
4. Como a Sagrada Escritura fala dos diferentes
5. A linguagem a ser usada com pessoas com deficiência
6. Como incluir as pessoas com deficiência na catequese
7. As pessoas com deficiência na Sagrada Escritura
8. A catequese e os catequizandos hiperativos, com sérios problemas motores, autistas, psicóticos e com síndromes
9. Os catequizandos com deficiência e a avaliação a ser feita pelo padre
10. A catequese inclusiva
11. O catequizando com deficiência
12. Catequistas com algum tipo de deficiência
13. As turmas de catequese que acolhem catequizandos com deficiência
14. A preparação dos encontros de catequese com catequizandos com deficiência
15. O catequista no processo evangelizador inclusivo se torna catalizador da inclusão na sociedade
16. A avaliação dos catequizandos com deficiência
17. Maria, exemplo de catequese inclusiva
18. Os conteúdos repassados nos encontros de catequese
19. Os catequizandos com deficiência e o sacramento da penitência
20. “Quando fizestes isso ao menor dos meus irmãos, é a mim que o fizestes”
21. Receita de Catequese Inclusiva
22. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão
Anexos:
Anexo I - Projeto pedagógico inclusivo
Anexo II - Subsídios teóricos catequéticos para evangelizar cada deficiência
Anexo III - Direitos das pessoas com deficiência
Anexo IV - Filmes que abordam as deficiências

Fonte desses dados e também para comprar o seu exemplar, CLIQUE AQUI

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Momentos...

Quando vi esse vídeo, fiquei a pensar no sentido do Natal... No natal que fazemos todos os anos, onde nos preocupamos com roupas novas, comidas, presentes, correria, comércio, estress...
Tenho uma inquietação toda vez que se aproxima do Natal.
Fico angustiada, triste, deprimida...
Não porque não saiba do verdadeiro sentido do Natal.
Mas, porque não faço nada pra mudar o Natal de quem mais precisa...
Não seria esse o motivo de minha angustia???
Esse nó que trago no peito...
Desse sentimento que não consigo explicar...
Que nesse advento, meus ouvidos possam se abrir para aquilo que Deus tem gritado em meu coração por muitos e muitos Natais...
O que é Natal pra você????????

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Licença Maternidade para Catequistas???

A alegria de descobrir-se grávida. Dois dias após descobrir sua gravidez, essa catequista, a Xanda, já está pensando em como será sua rotina, seu ministério nesses nove meses. Xanda, se sua gravidez for tranquila, tudo deve transcorrer normalmente, com os cuidados que toda grávida deve ter, é claro. Já imaginou que a primeira pessoinha que vai escutar suas catequeses, será esse bebe que está em seu ventre! Ele(a) será iniciado desde o ventre. Olha, que lindo! Siga, sua vida fazendo tudo normalmente, respeitando seus limites.


Como será sua caminhada no próximo ano??...
Tenha a certeza de que Deus te conduzirá e que Maria estará sempre á sua frente. Quando temos nossos filhos pequenos, tudo se torna mais difícil, mas com jeitinho e muito amor, vamos ajeitando e encontrando tempo para nossas coisas, inclusive a catequese. Se necessário use a licença maternidade, acho que ela vale também para a catequista. Depois disso, se você tiver ao seu lado um companheiro que possa ser pai e mãe por umas duas horas, você seguirá normalmente sendo catequista. Senão, apele para as avós, tias, madrinhas. Mas, a maternidade nunca deve ser motivo para abandonar a catequese.
Mas, de momento, viva o presente, curta cada momento, cada pulsar desse coraçãozinho dentro de você. Uma gravidez abençoada pra você e olha, continue firme durante a gestação. Seja uma grávida feliz, sorridente, bem humorada...
A Carina, a catequista que está me ajudando, está grávida de oito meses, com uma barriga enorme e está firme, animada... Linda!! Na postagem abaixo, você pode ver ela sentadinha, junto com nossa turminha.
Se alguma catequista quiser partilhar como foi sua caminhada catequética durante e depois da gravidez, ficaremos felizes.
Xanda, obrigada por seu recadinho!
Deus te abençoe!
Imaculada Cintra


"Olha só que sinal divino, entrei no seu blog ontem para procurar alguma história de catequista que tinha engravidado, e como foi sua caminhada durante os 9 meses, e aí me deparo com essa fofura que é a Heloísa. Parabéns à mamãe Silvanety!! E isso tudo só para dizer que há dois dias eu descobri a minha primeira gravidez e não pude deixar de pensar em como vai ser minha caminhada de catequista no próximo ano. Maria, passa na frente!"
Xanda




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Deslizes de pregador

Bom dia, quase  tarde amados!
Já deu pra notar que gosto muito dos escritos de padre Zezinho, também de suas canções... Não o vejo como um padre "estrela", ao contrário acho que ele sabe usar muito bem os dons que recebeu, cantando, pregando, escrevendo, de uma maneira só dele... Ele busca coisas que parece estar escondida lá no fundinho de nosso interior,  trazendo pra fora, nos tornando assim pessoas melhores. Sei que não é certo copiar um texto  na íntegra, que deveria direcionar o leitor para o link. Mas esse tem muito de mim.
Aproveito aqui para indicar o link, para que você possa vasculhar outras riquezas do padre Zezinho...
Uma semana abençoada pra todos nós!
Imaculada

DESLIZES DE PREGADOR

Deslizes não há quem não os cometa. Se for humano, mais dia, menos dia o crente escorregará. Não há santos sem escorregões. Por mais piedoso que pareça o monge, por mais provado que o pregador se revele em virtudes e por mais exemplar que seja sua vida, mais dia menos dia acaba dizendo o que não devia, fazendo o que não deveria e pecando como jamais imaginava.

Por isso, não nos apressemos em julgar os outros. Também somos candidatos aos mesmos escorregões. Uma coisa é ensinar o certo, quando vimos que alguém ensinou errado. Uma coisa é discordar do comportamento de algum irmão na fé. Outra é nos arvorarmos em juízes. Nunca sabermos o que levou àquela doutrina, àquele desvio de conteúdo e de conduta. Discordemos dele ou dela e corrijamos. Mas discordemos sem diminuí-lo. Digamos a ele no quê e por que não concordamos. Digamos aos que nos ouvem ou lêem por que não concordamos com aquela frase, aquela palavra e aquela canção. É direito e é dever de quem estudou a fé. Correção fraterna existe e é para ser usada. E precisamos ter a humildade de corrigir nossos erros quando alguém os aponta.

Pregadores não são anjos e escritores, catequistas e compositores não são infalíveis. Podemos errar e erramos. Podemos ser tentados e somos, podemos cair e caímos. Que o povo ore por seus sacerdotes e pregadores e que sacerdotes e pregadores peçam misericórdia quando errarem, peçam desculpas e perdão quando se excederem e peçam preces ao povo para errarem o menos possível.

Nunca seremos uma igreja de anjos. Anjos , arcanjos querubins e serafins não precisam de igreja. Os humanos, sim! Crer sozinho é perigoso. Quem precisa de igreja são pecadores que, às vezes posam de anjos, profetas, arautos e porta-vozes do céu, esquecidos de que outros irmãos celebram e anunciam conosco.

Por isso, a ascese católica sabe que fiéis e pregadores erram. Os do púlpito e os de perto dele, os do microfone e os da assembléia, os de traje especial e vistoso e o povo de traje de missa. Os famosos e os anônimos… Estar lá na frente não é sinal de santidade. Ser mais visto não é o mesmo que ser mais sensato.

Pensemos nisso da próxima vez que bater a tentação de nos acharmos especiais. Nossa missão talvez seja. Quanto a nós, cabe viver como quem sabe das suas responsabilidades. Perfeito? Só Deus. Nós já erramos ou ainda erraremos. Por isso comecemos bem nossas missas. Todas elas começam com o ato penitencial…Nem poderiam ser diferentes.

Padre Zezinho

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um encontro diferente!



Está acontecendo aqui um encontro de catequese!
Como assim?
Sessão cinema, claro que sem poltronas, mas acho que elas não fizeram falta, ficaram bem a vontade e improvisaram uma almofada com suas mochilas...
O tema de ontem foi sobre Moisés- vocação e missão. Falar dos patriarcas não é coisa muito fácil, então passar um filme em desenho é uma boa opção. Eles assistem, vão guardando  as  dúvidas e no final debatemos.
Sempre começo o encontro por aquilo que eles já sabem.
Levei um cesto com um bebê, um par de sandálias e uma bolsa de um missionário. Ah! e uma réplica (senvergonha)da sarça ardente (rsrsr).
Perguntei se alguém havia escutado sobre um relato bíblico, onde um bebe foi colocado num cesto e depois colocado rio abaixo. E alguns já sabiam que se tratava de Moisés. E vocês sabem o porque do nome Moisés? Veremos qual a importância desse homem na história do povo de Deus... Quais são nossos "Moisés" hoje??
Assim foi a introdução do encontro, em seguida duas sessões de 25 minutos. Na primeira parte conta a história  antes do nascimento de Moisés, quando o faraó se preocupa com o crescimento dos hebreus, quando manda matar os meninos nascidos das mulheres hebreias. Mostra como Moisés foi salvo... na segunda parte mostra ele crescido, formando sua família, o chamado, as desculpas que ele deu a Deus: "Senhor, eu não sei falar" "Mande outra pessoa", mostra o encontro com seu irmão que o ajudará na missão, Araão ... 
No intervalo de uma parte e outra, comemos  batata frita... Só faltou o guaraná! Eles amaram!
Esse encontro, como não foi programado antecipadamente, foi realizado no local da catequese, mas o interessante é você levá-los para sua casa, isso cria uma proximidade muito grande... Os mandamentos, vão todos pra minha casa!!

* Existe na Paulinas, dois DVDs para trabalhar os mandamentos, que uso sempre, pois ele trabalha os mandamentos, mostrando as atitudes... Recomendo!

* Posso te dar outra dica: Peça para o seu pároco esses DVDs, pois o dízimo que você paga é também para esse fim, ajudar na evangelização... Os catequistas precisam de ter em mãos esses materiais de apoio.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gente!! Olha quem chegou????

...a Heloísa!!!
a mais nova herdeira da nossa querida Silvanety, do blog VINDE TODOS EVANGELIZAR


Levei o maior susto quando abri esse email... Mas que menininha apressada! Acho que está com pressa de se tornar uma catequista!! Não era pra nascer em dezembro????

"Olá Imaculada!
Sou o Matheus filho da Silvanety, minha mãe pediu para te mandar este e-mail avisando que a Heloísa nasceu no sábado as 3:50 da manhã.
Ela manda te dizer que tudo foi bem e que o parto foi uma benção. A Heloísa veio muito saudável graças a Deus, minha mãe está se recuperando bem.
Assim que for possível ela entra em contato. Ela está mandando um abraço com cheirinho de neném."

Olha só, que esperta!!


Silvanety, parabéns!!
Deus continue abençoando você, a pequena Heloísa, que ela cresça em graça e sabedoria... 
Linda, linda, nossa pequena Heloísa!
Puxa! por um momento, queria ter o dom da bilocação, para estar com você nesse momento!!
Amo dar banho em recém nascido!
Uhmmm, até senti o cheirinho de neném!
Abraço forte pra  a mãmae, papai e os irmãos corujas!!
E olha, esse abraço é de todos os amigos que te admira muito!
Estamos vibrando de alegria com você!!
beijusss!!

Presentes de Deus...


 Conhecer minha amiga virtual, foi o presente dos presentes, matei a vontade que tinha de abraçar pessoalmente a Sheila do semeando catequese
 Foi maravilhoso nosso encontro. Por mais que eu tente colocar em palavras essa alegria, não tem como. Sempre tive uma admiração muito grande por ela, por seu trabalho, sempre acompanhei seu blog, até que nos tornamos amigas virtuais, com isso conheci um pouco mais de sua vida, de suas angustias, de suas lutas diárias, que não são poucas.
Esse nosso encontro foi pra selar nossa amizade que agora é bem real. Tenho certeza que nunca vou me arrepender disso.
Infelizmente não pude conhecer a Cláudia do catequese na net, mas não nos faltará  oportunidades.

Obrigada Senhor, por essa oportunidade!





quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Espiritualidade do dia!

Somos convidados hoje a refletir sobre a Igreja-templo, material e   espiritual. Como é aconchegante entrar numa Igreja e ver ali rostos conhecidos, todos com intenções semelhantes, ora pra pedir, ou simplesmente para agradecer.Como é bom quando entramos numa Igreja vazia e  ouvimos o silêncio gritar em nossos ouvidos... Igreja, lugar de consolo em nossas aflições, refúgio nos momentos de deserto... Lugar de encontro com Deus!
Essa semana escutei um testemunho lindo sobre um jovem que luta para sair das drogas. Estando no fundo do poço,  roubando a própria família para pagar dívidas aos traficantes e sustentar seu vício,não aguentando mais,  esse jovem pede socorro, depois de ter sido colocado pra fora de casa pela própria mãe...
Ele, passando de frente a uma Igreja, resolve entrar e se coloca em oração, pedindo a misericórdia de Deus, que abrisse os caminhos para uma nova internação numa nova clínica, já que ele já havia passado por uma.. Estava desorientado, não sabia a quem procurar...Entra em desespero e chora copiosamente, sentado naquele banco da Igreja...(Ele que não sabia que estava sentado no colo de Deus, amparado pelo braços da mãe)
Estava lá também fazendo suas orações,  um outro homem, vendo o choro do rapaz, vai ao seu encontro e pergunta o que está acontecendo. Ele conta toda sua vida àquele homem a quem ele nunca tinha visto, dizia que precisava se internar, que não podia mais fazer sua mãe sofrer tanto...
E sabe quem era aquele homem? Uma pessoa que trabalha numa clínica, que passando por Franca, entra na Igreja para rezar... Esse rapaz, está hoje internado numa clínica de recuperação para dependentes químicos... Nesse testemunho, vemos as duas Igrejas, a templo/pedra/construção que acolhe e a Igreja templo vivo na pessoa desse homem que estava ali rezando e age em favor do próximo... Nesse post, peço à você que passa por aqui, que rezemos uma ave-maria por todos nossos jovens que estão nas drogas, na bebida, na prostituição, para que seja libertos dessa escravidão...
Que tomemos como hábito, sempre que passarmos por uma Igreja, dediquemos um minuto para orar, entregar, pedir ou agradecer...
Uma quarta abençoada1
Imaculada


Dedicação da Basílica de Latrão

«Vós sois o templo de Deus e o Espírito de Deus habita em Vós»
 (1Co 3,16)

A consagração que comemoramos hoje diz respeito, na realidade, a três casas. A primeira é o santuário material. [...] É certo que podemos rezar em qualquer lado e que não há nenhum sítio onde não possamos rezar. No entanto, é muito conveniente termos consagrado a Deus um local especial onde todos nós, os cristãos que formamos esta comunidade, nos possamos reunir para louvar e rezar a Deus juntos, e assim obter mais facilmente aquilo que pedimos, graças a esta oração comum, segundo a palavra: «Se dois de entre vós se unirem, na terra, para pedirem qualquer coisa, obtê-la-ão de Meu Pai que está nos céus» (Mt 18,19). [...]

A segunda casa de Deus é o povo, a comunidade santa que encontra a sua unidade nesta igreja, isto é, vós, que sois guiados, instruídos e alimentados por um só pastor ou bispo. É a casa espiritual de Deus, da qual a nossa igreja, esta casa material de Deus, é o sinal. Cristo construiu este templo espiritual para Si mesmo. [...] Esta morada é formada pelos eleitos de Deus passados, presentes e futuros, reunidos pela unidade da fé e da caridade nesta Igreja una, filha da Igreja universal, e que aliás é una com a Igreja universal. Considerada à parte das outras Igrejas particulares, ela não é senão uma parte da Igreja, como o são todas as outras Igrejas. Porém, estas igrejas formam em conjunto a única Igreja universal, mãe de todas as Igrejas. [...] Ao celebrar a consagração da nossa igreja, não fazemos mais do que recordar-nos, no meio das acções de graças, dos hinos e dos louvores, da bondade que Deus manifestou ao chamar este pequeno povo a conhecê-Lo. [...]

A terceira casa de Deus é qualquer alma santa devotada a Deus, a Ele dedicada pelo batismo, tornada templo do Espírito Santo e morada de Deus. [...] Quando celebras a consagração desta terceira casa, recordas simplesmente o favor que recebeste de Deus quando Ele te escolheu para vir habitar em ti pela Sua graça.

Comentário ao Evangelho do dia S. João 2,13-22, feito por :  Lansperge, o cartuxo (1489-1539), religioso, teólogo
Sermão sobre a consagração da igreja; Opera omnia, 1, 702ss.
Fonte: Evangelho Quotidiano

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Passando para um abraço!

Imaginem um encontro para a entrega dos presentes??
Seria o máximo!
Só sei que estou muito distante do meu amigo!!
Ainda bem, que virtualmente não existe distâncias neh!!
Isso pode ser uma dica, ou pode ser o contrário!!!Pode ser que meu amigo não esteja tão longe assim!!!!
Ao meu amigo, desejo uma semana de muita paz, muito amor no coração e muito trabalho na catequese!!
Grande abraço!


sábado, 5 de novembro de 2011

Abra você novas trilhas!!

Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas. No dia seguinte, um cão que passava por ali usou essa trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saiam, viravam à esquerda e à direita, abaixando-se, desviando-se de obstáculos, reclamando e praguejando, até com razão, de caminhos tão mal traçados. Mas não fizeram nada para mudar a trilha.

Esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se esfalfavam sob pesadas cargas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em uma, se a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro. Muitos anos se passaram.

A estradinha tornou-se o principal acesso de um vilarejo, que depois se tornou uma grande cidade e parte desse trajeto do bezerro se transformou numa grande avenida de centro nervoso da grande metrópole. Por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a antiga trilha do bezerro, aberta por instinto
*********
Li essa parábola no blog da Lurdes - catequista decca, e achei que ela dá uma boa reflexão para a nossa catequese...

Esse bezerro, tinha uma meta, um objetivo: "alcançar o pasto". Mesmo sendo irracional, teve a iniciativa de traçar uma trilha, alcançando assim seu objetivo:"Chegar no seu pasto". E isso aconteceu porque ele não ficou só olhando aquela floresta fechada na sua frente, e choramingando, quer dizer mugindo.

Depois, conforme vimos na parábola,  outros animais,  vendo aquela trilha prontinha, também passavam por ela. Até o homem, dotado de inteligência, com a capacidade de pensar, planejar, também usou daquela trilha, claro, reclamando e amaldiçoando o infeliz que a teria construído daquela jeito. 

E num é que ele não fez nada para mudar aquela situação! Continuou fazendo aquele caminho e pior, muitos outros o seguia, ninguém  parou para analizar, não procuraram uma alternativa, uma nova trilha, um novo caminho. Isso nos mostra que temos uma facilidade para seguir os outros, fazer o de sempre, o que todos fazem.

Meus queridos, essa história/parábola, como queiram chamá-la, ilustra muito bem a realidade da catequese. É comum ouvir um zum zum zum, um reclamar sem fim de que a catequese não vai bem, não é eficaz, não atinge seu objetivo. E jogamos culpa no padre, no Bispo, no coordenador, nos catequistas, nos pais, nos catequizandos... e até no bezerro, se ele passar na nossa frente! Aliás, quem seria esse "bezerro" na catequese,   quem  traçou essa trilha que estamos percorrendo até hoje na catequese?

Até pouco tempo, o marco na catequese foi a Catequese Renovada, foi a grande reviravolta. Não seria ela, a trilha que estamos fazendo até hoje? E não vou dizer que foi uma trilha torta, feita por um ser irracional, porque não foi! Muita coisa mudou na catequese desde então, mas estacionou... Os tempos são outros e novos caminhos, novas trilhas estão sendo traçadas, meu povo...

Tantas dicas, tantos estudos, documentos que  orientam, mostram pistas de ação... Essa é a nova trilha, basta acreditar e traçar com coragem, ousadia, convicção, determinação...E olha, que podemos aproveitar muita coisa desse caminho... Só precisamos melhorar, tirar algumas curvas, espinhos, pedras... acrescentar umas coisinhas...

Não seria essa uma boa parábola para você usar   num CPP, num encontro de catequistas, num encontro com seu pároco, numa assembléia paroquial, numa avaliação com os catequistas?
Coragem! DEUS ESTÁ CONTIGO PARA TE GUIAR!

 
Precisamos  nos movimentar, propor mudanças, mesmo que  pequenas, é preciso um começo, ter uma meta e arrumar meios para alcançá-la.  Nossa meta é formar Cristãos e não estamos conseguindo isso... Porque?

Caso não concorde com alguma coisa, deite a lenha, aceito críticas numa boa e estou aberta a um bom bate-papo. Fico feliz pelos emails que tenho recebido, tenho visto catequistas que querem mudar, não sabem bem como começar, mas tem esse desejo, essa vontade... Mas, só vontade não basta, é preciso no mínimo tentar.
comece devagar, mas comece.

Repito:
Deus está contigo!
Isso é vontade Dele, nós somos apenas instrumentos enferrujados, cheios de defeitos, mas instrumentos em suas mãos.

Beijo grande e obrigada por me ouvir!
Sim, ouvir! Pois, quando quero conversar sobre catequese, me coloco a escrever no blog, porque sei que aqui, tenho grandes amigos, dispostos a me ouvir... Quero, ouví-los também!
Beijus
Imaculada Cintra
Catequista por paixão, decisão e vocação!
Se dez vidas eu tivesse,  dez vidas, dedicaria à catequese.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Quem é que vai??? Eu vou, eu vou!!


As vezes nós catequistas e agente de outras pastorais, nos detemos em nossa prática pastoral, participamos da missa dominical e não buscamos viver momentos de espiritualidade, de oração, de adoração... E continuamos a doar, doar e quando percebemos nossos tanques estão vazios... 
Aí, bate o desânimo, aridez...
Nós, aqui da capelinha, teremos nessa sexta uma grande oportunidade de nos reabastecer, com o I "Incendeia", organizado por Danilo,  um jovem lindo,  foi nosso catequizando, diria que é um fruto de nossa catequese. É também catequista, tem um programa na rádio VIDA NOVA (clique e acompanhe pela internet) - "Incendeia minha Alma",toda segunda-feira, das 21h ás 22h30.
Resolveu "Incendiar" também fora das ondas da rádio, organizando esse primeiro encontro pra nós!
Tenho certeza,  será uma benção!
Estarei lá!
Venha você também!

Escute com Fábio de Mello, Incendeia Minha Alma

Pra quem não conhece, esse do meu lado é o Danilo, meu companheiro de espiritualidade na cavalgada da Festa da padroeira...Tem uma voz linda e uma espiritualidade sem igual!!
Danilo, que Deus te abençoe e Nossa Senhora ilumine seu caminho e olhe em especial por sua vocação...
Te amamos muito!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A vida que começa com a morte...

"Que lindo foi a experiência de levar nossos catequizandos no cemitério ontem, me pareceu que para alguns era sua primeira vez ali e quando você falava a emoção rolava. Aquela cena, daquele quero-quero protegendo seu ninho (que estava em cima de um túmulo) me tocou, Deus nos fazendo enxergar a vida onde muitos só vêem a morte, e vida brotando vida pois haviam 03 ovinhos ali. Como disse a Cristiane: "Sempre nos convide para suas loucuras" que são sempre loucuras lindas, emocionantes e tocantes.
Um grande abraço e que Jesus te abençoe sempre.
Tiago!

Tiago, querido amigo e irmão em Cristo!
Que Jesus nos abençoe sempre! E que bom que não estou sozinha em minhas "loucuras"
Obrigada por sua adesão à essa catequese que para muitos pode parecer uma maluquez. Eu  vejo essa experiência como a mais"pés no chão"que já tive. Não é o tipo de encontro em que temos a presença em massa e eu nem esperava isso. Se comparecesse  apenas três catequizandos e esses três fossem catequizados na realidade da morte em nossa vida, pra mim, pra nós,  já teria valido o esforço.
De três turmas, contarmos com a presença de  11 pais/mães, 15 catequizandos, foi bom demais. Hoje, liguei para uma de minhas catequizandas, antes de escrever este post, pois eu sabia da "resistência" dela em entrar num cemitério. Perguntei a ela:
-Você gostou do nosso encontro de ontem?
- Sim Imaculada, eu gostei muito!
-Me diz a verdade, se não gostou, pode ser sincera, não vou achar ruim com você!
-Eu gostei muito!
- Você poderia me dizer, o que ele mudou em você? O que te acrescentou?
- Mudou, que eu morria de medo de ir no cemitério e agora não tenho mais.
- Você viu o quanto nos faz bem rezarmos pelas almas das pessoas, o quanto isso nos traz paz...

No próximo encontro,  ouvirei a  todos, até mesmo, para atingirmos os que não foram.

Foi bem legal!
 Essa catequese, chamava a atenção das pessoas ao ver aquele grupo reunido e escutando sobre nossa irmã morte. Alguns paravam e ficavam escutando, outros disfarçavam e ficavam escutando a meio fio. Fiquei observando e minha vontade era de chamá-los para a roda.
Começamos rezando no túmulo  dos filhos da Rosmeire, uma catequista que estava conosco, escutamos seu testemunho, que é uma lição de vida... 
Em seguida, fomos ao túmulo de meu pai, meu maior catequista, dei meu testemunho, dizendo que se hoje sou catequista e serei até minha morte, tive como exemplo meu pai, que na simplicidade nos deu a maior riqueza, uma formação religiosa... e fui dizendo: 
"Queridos pais, essa deve ser a preocupação com seus filhos, a de deixar a verdadeira herança, porque aqui diante desses túmulos, diante do nosso nada, da morte, é que temos a certeza de que os bens materiais são passageiros"
E depois disso, os pais ali presentes, tiveram também o desejo de procurar os túmulos de seus entes queridos, para que fossemos rezar neles... Agora, os pais  falavam... E tudo ia acrescentando e enriquecendo nossa catequese na prática sobre a morte...
 Foi gratificante. Ficamos ali, uma hora e meia e nem percebemos... Não notei nenhum sinal de constrangimento nas crianças... Elas levaram muito a sério cada momento, sem nenhuma brincadeira ou piadinha sem graça, pois entenderam que quando entramos nesse lugar, que chamamos "monte Santo", é preciso respeito, muito respeito. Expliquei a eles que ali estão os restos mortais de tantas pessoas que  são almas santas, que nunca serão reconhecidos pela Igreja, por isso a Igreja celebra  no dia 01 de novembro, o dia de todos os Santos... e que ao contrário, existem muitas almas que não morreram na graça de Deus e que estão sedentas de nossas orações... 
Quem sabe com essa iniciativa, um dia isso se tornará uma prática natural na catequese... Catequistas, pais e catequizandos, visitando e rezando no cemitério no dia de finados.
Eu, Imaculada, dou testemunho da riqueza de um encontro assim, mas não  estive sozinha, estiveram comigo e podem testemunhar também: o Tiago, a Rosmeire, a Cristiane e o Marcelo...




Meu amigo secreto é...

OI gente amada!
Entramos em novembro, logo estaremos em Dezembro, Natal, Ano Novo... Puxa Vida!!
Tudo passa tão rápido!
Na verdade nem acreditamos que é quase tempo de nos prepararmos para o Natal...
E os catequistas unidos não dormiram no ponto, na pessoa do Jonathan e da Claúdia, organizaram um amigo secreto... Se não contei errado, somos 26 participantes...
 Catequistas, blogueiros que durante todo ano partilharam seus "amores, paixões" pela catequese. E o blog, nada mais é do que uma maneira de gritar isso ao mundo; "Nós somos catequistas e amamos o que fazemos!! Venha você também fazer parte dessa equipe!"
Essa partilha nos faz crescer. É claro que nesse caminhar, por vezes, acontece alguma coisa que nos chateia, às vezes magoamos, outras vezes somos magoados, mas isso é tão pequeno comparado com às maravilhas que acontece nesse meio. Cada um com seu jeitinho, com sua cultura,  formação, criatividade, dons, contribuindo para a evangelização... Cada blog com a carinha de quem o faz, eis a grande riqueza, a beleza da diversidade... Alguns são mais extrovertidos, outros contemplativos, criativos,  reflexisivos, formativos, polêmicos...
Tudo isso é muito gratificante e ninguém aqui é melhor que ninguém...  Nessa convivência, na medida em que vamos nos conhecendo mesmo que virtualmente, algo vai nos aproximando: O AMOR POR JESUS, PELA CATEQUESE.

Bom! Os sorteios foram efetuados, nessa altura, só o JOnathan sabe quem saiu com quem e nós aqui "empipocados" de curiosidade... De uma coisa, eu sei... Eu sei  quem é meu amigo secreto... Mas, quem será que saiu comigo?????Uma pergunta: SÓ SABEREMOS QUANDO RECEBERMOS O PRESENTE???

Estava dando uma espiada e já aproveitei para colcoar nos meus links, os blogs que não estavam e vi que somos um grupo de vários estados...

Uma dica... O MEU AMIGO,  NÃO É DO ESTADO DE SÃO PAULO!!!!!! rsrsrsr
Beijus e ZIP!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Enquanto formos lembrados, estaremos vivos!

É pertinente para o dia de hoje a frase do escritor israelense Amós Oz:
"Nós vivemos até o dia em que morre a última pessoa que se lembre de nós".
 Ou seja, segundo ele, nós não morremos no dia do nosso último suspiro, mas quando morre a última pessoa que carrega consigo nossa lembrança. Nossos falecidos, portanto, permanecem vivos em nossa memória, em nossa lembrança. É por isso que neste dia costumamos visitar o cemitério e depositar flores no túmulo de nossos queridos. Eles nos deixaram, mas ainda os carregamos conosco na memória.
Pe Nilo Luza

terça-feira, 1 de novembro de 2011

As almas do purgatório!!

Lendo esse texto, lembrei-me de quando era pequena e rezávamos o terço em família,  essa jaculatória me chamava a atenção: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo       do     inferno e levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem".
Parece que ainda hoje escuto a voz do meu pai, pronunciando essas palavras com muita força... escutava também ele falar dessa tal Igreja militante, triunfante e padecente e não entendia nada. Rezávamos sempre pelas almas do "purgatório" e confesso não gostava muito dessa palavra..rsrsr Isso fez parte de meu amadurecimento na fé.
Que nesse dia 02, nós Igreja militante,  rezemos pela Igreja padecente até chegar o dia em que  nos encontremos na Igreja triunfante...
Diz que saudade é amor que fica, então lembremos de nossos entes queridos com muitas saudades...
Imaculada Cintra

Associamos o mês de novembro às almas do Purgatório. O dia 2 é para todos nós um momento de "curtir" saudades. Para os que crêem, é dia de esperança na vida eterna.
A Igreja ensina que vivos e defuntos são ligados em três diferentes níveis de vida: Igreja militante, padecente e triunfante.
Você e eu, aqui na Terra, fazemos parte da Igreja militante.
A Igreja padecente, de que tantos nos lembramos no dia 2 de novembro, são as almas do purgatório. O "purgatório é o estado dos que morrem na amizade de Deus, mas, embora certos de sua salvação eterna, tem ainda necessidade de purificação para entrar na bem-aventurança celeste" (compêndio do Catecismo da Igreja Católica, nº 210).
Podemos ajudar as almas do purgatório com orações, Missas e boas obras, alcançando, assim, indulgências para elas. Indulgências é "a remissão diante de Deus da pena temporal merecida pelos pecados" Compêndio do Catecismo, nº 312).
A Igreja oferece indulgências pelos infinitos méritos de Jesus Cristo.
A Igreja triunfante é o Céu. Os Santos vêem Deus face a face. É o estado das pessoas totalmente felizes no Amor, com nenhum sinal de ódio, inveja, orgulho, egoísmo,mentira, etc. Só Deus é Santo em sentido pleno. Assim, a Bíblia diz: "Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade" (1Ts 4,7).
Nós Igreja Militante, padecente e triunfante, estamos todos ligados. Pedimos a intercessão dos Santos e rezamos pelas almas do purgatório. Eles, por sua vez, intercedem por nós.
(Padre Otmar Jacob Schwengber, SJ)

Não são palavras minhas...

... mas, quando as li,  acolhi como se fossem... Beijo grande à você que passa por aqui... Imaculada Cintra

Não sei louvar direito
Pe. Zezinho, scj

Seria bom louvar-te, exaltar-te e glorificar-te do jeito que mereces, mas sei que nunca poderei fazer isso, por causa dos meus limites, que são inúmeros. Então, permita-me, Senhor, louvar-te, exaltar-te do jeito que eu sei e do jeito que posso, que é sempre um jeito pequeno. Mas quero cantar, pregar e escrever sobre as tuas maravilhas sem exagerar, sem falar demais de mim, lembrando-me do quanto és maravilhoso nos teus verdadeiros santos.

Como eu ainda não sou um teu santo verdadeiro e dificilmente creio que a Igreja um dia me declarará modelo de santidade, eu fico com os santos que de fato são e foram verdadeiros e que servem como modelo de vida para os outros cristãos. Louvo-te por eles.

Louvo-te por Helder, por Tereza, por Dulce, Por Zilda, por Luciano, por Luiz, Vicente, Camilo, João Paulo, João, Antônio, Aloísio, Paulo, Francisco e Clara e milhares de outros que viveram com e para os outros e o tempo todo voltados para a tua luz e para o teu colo.

Sinto não ter chegado na minha idade ao grau de santidade que eles chegaram, muitos deles bem antes de mim. Mas sou encantado com os teus santos e com os que souberam dizer sim à tua graça.

Espero que eles me acolham no céu, apesar de todos os meus limites e da minha incapacidade de ser como eles foram, mas quero ser teu e quero encontrá-los lá e, para isso, conto com a tua graça e, certamente, com a intercessão deles.

Não serei nunca um santo modelo, mas gostaria de ser um santo ou alguém que se esforçou para ajudar os outros e, quando errou, pediu perdão curvou-se, pediu perdão, humilhou-se e tentou se corrigir. Isso, Tu sabes! Não importa se o mundo não sabe: tu viste, tu sabes, tu conheces a minha vontade de acertar e tu sabes do esforço que fiz para reparar meu erros, todas as vezes que errei! E é por isso que confio na tua misericórdia!