quarta-feira, 7 de março de 2012

Catequista, inspirado e criativo, ninguém segura!!

O catequista é um ser CRIATIVO.
 Estava aqui pensando com meus botões, porque não ser criativo na hora de bolar uma lembrancinha de páscoa. Coloquei essa imagem, só pra atiçar as mãos arteiras de vários catequistas da rede digital. Porque não fazer um molde em Eva ou papel colorido, para ser montado junto com as crianças. Enquanto trabalham, vá conversando sobre os três dias que Jesus ficou no sepulcro, vai relatando esse acontecimento, enquanto a "oficina" vai acontecendo.Vejam só,  fundo como sendo o sepulco vazio, o corpo nu em linha reta, sem traços, o que facilita os riscos. O manto branco, iluminado, sobreposto ao corpo. Seria então, quatro partes: o sepulcro, a auréola, o corpo e o manto.
O que encontramos com facilidade no google, encontramos  o danado do coelho, que assim como papai noel, acaba roubando a cena de uma festa tão importante na nossa Igreja, quer dizer, a mais importante. Em nossos encontros,  até passamos o verdadeiro sentido da páscoa, explicamos os simbolos, mas na hora de presentear, damos o que? Um coelho com ovos de chocolate, ou bombons. E poderíamos usar dessa lembrança para evangelizar as famílias, colocando uma linda mensagem.
Vamos dar um chocolate, um bombom, mas vamos deixar o coelhinho para a escola. Na catequese, Cristo ressuscitado.
Vamos lá catequistas arteiros, mãos na massa, quem sabe não apresentamos trabalhos lindos sobre 'LEMBRANÇA PARA A PÁSCOA", usando dessa  ou de outra imagem...

Que Cristo ressuscitado nos inspire!
Grande abraço!

11 comentários:

  1. Imaculada, você viu a postagem que eu fiz? Essa aqui: http://catequesecomcriancas.blogspot.com/2012/03/lembrancinha-da-pascoa.html

    Fiz ela ontem, e com essa postagem sua, você acabou respondendo e completando a minha rsrsrs. Quem segue o nosso grupo catequistas unidos, pode realmente se tornar ricos de conhecimentos, pois um blog completa o outro, um assunto completa o outro, e é assim que o grupo vai criando forças.

    Nossa preocupação, é não deixar o coelho tirar o verdadeiro espírito da pascoa, é uma luta pesada entre nós catequistas e esse tal coelho. Aqui em nossa cidade, na missa da quarta feira de cinzas a igreja lotou em todos os horários de missa, nem tinha lugares para todos se acomodarem, mas quando vem o domingo da ressurreição, um dia para ser festejado, é o dia que a igreja se encontra mais vazia. Triste não é?

    ResponderExcluir
  2. SIM, pois que muitos vêem a cinzas como um meio de apagar os estragos da folia de carnaval... srrs
    Essa situação que vc coloca, é triste mesmo, e é comum ver aquela multidão enorme na procissão do senhor morto e não na missa da ressurreição... Onde está o foco? na morte, na cruz e deixam de contemplar a vida que venceu a morte... Cristo Vivo!!
    Eu ia ficar imensamente feliz e vou tentar fazer esse Cristo para minhas crianças>>> Quem sabe eu descubra esse dom em mim...

    ResponderExcluir
  3. Belos comentários! Aqui onde moro, a realidade também não é muito diferente. O pior é que, as vezes, esse tipo de comportamento acaba passando uma imagem errada da nossa Igreja. Quando puder, passe no meu blog para pegar um selinho dedicado a você. Um grande abraço e a paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Oii Imaculada, vc tem toda razão!
    Nós seres humanos, somos pessoas criativas e temos que colocar a nossa cuca pra funcionar...

    Na catequese da nossa paróquia evitamos dar lembrancinhas que só remetam ao valor comercial das datas... Assim, nada nos impede de dar um chocolate, mas, a mensagem ou a lembrança elaborada deve retomar o sentido da Ressurreição!


    Ótima postagem!

    Beijos e obrigada pela sua visita!

    Ahhh, sobrou sim um pedacim de bolo... qualquer coisa em faço outro! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Imaculada, vou procurar algo mais fácil, esse eu acho que não darei conta de fazer rsrsrsrs. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Epa, epa, que história é essa de dizer que não dá conta, se nem tentou!! aiaiai...
    Tive uma idéia... coloque no tamanho que quiser, recorte as partes separado e depois monte...pode ser em papel colorido mesmo!!

    entendeu???

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar... mas não é nada certo tá bom? qualquer coisa eu pulo pra outra ideia rsrsrsrs mais fácil....

    Imaculada meus dons artísticos são fraquíssimos rsrsrs você nem tem ideia.

    mas vou TENTAR kk

    ResponderExcluir
  8. Boa ideia, Imaculada!!!
    Vou tentar trabalhar isso... quando estiver tudo pronto posto no blog e trago o link para vc!
    Fica na paz!
    http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou precisando ver aquela lembrancinha de páscoa de cordeiro?
    Você sabe qual é? É uma que o corpo é de copo descartável.Você pode me ajudar? Um abraço e feliz páscoa.
    Jaqueline/Timóteo/MG

    ResponderExcluir
  10. Imaculada, minha irmã em Cristo... Olha, lembrei muito de você esse fim de semana. Passe lá no meu blog e veja o que criei com a imagem. Ficou lindo! Tentei fugir um pouco do coelho mas não consegui totalmente. Mesmo assim, a mensagem ficou linda!!! Uma Santa Semana Santa a todos!
    Link: http://jujufidelis.blogspot.com.br/2012/04/lembrancinha-de-pascoa-catequese.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!