quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Não posso fazer a experiência por vocês...

No meu encontro dessa quarta, minha missão era falar sobre as missões e qual nosso papel como batizados... Mas, de verdade, queria que eles experimentassem  a presença se Deus através da oração... Que levassem a sério esse momento. Disse a eles que   falar das coisas de Deus é diferente de fazer a experiência e que isso eu não poderia fazer por eles...

Então, começamos , rezando pelos cinco continentes em comunhão com toda Igreja nesse mês missionário... Não rezamos o terço completo, mas três ave-marias para cada continente...

Antes de iniciar, perguntei se sabiam o por que daquelas cores... Mesmo tendo já trabalhado isso ano passado, eles não souberam responder...  “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”...  Aos poucos e com insistência vão entendendo o que acontece em nossa Igreja e qual o papel deles na grande missão de fazer Cristo conhecido e amado.

Enfim, sai feliz desse encontro, eles viveram esse momento de oração. E teve um catequizando que disse que reza todos os dias uma dezena do terço. Já é um grande começo, pois muitos de nós adultos não fazemos isso.

Imaculada
**********************************************************************************************




Outubro, mês das missões. Você já parou para refletir sobre o que é SER MISSIONÁRIO?

Ao contrário do que muitos podem pensar, missionário não é somente aquele que sai de sua terra para evangelizar em outros continentes. Ser missionário é um compromisso que vai muito além desse conceito. Ser missionário é, antes de tudo, uma decisão pelo anúncio da Boa Nova, assumindo com fidelidade o envio de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15)

Ser missionário é a essência do ser cristão. Assim como o Pai enviou Jesus, Ele também nos envia (Jo 20,21). Anunciar a Boa Nova a toda criatura é um compromisso de toda comunidade cristã e exige de nós abertura constante aos anseios do povo em nossa época. Assim como Jesus, devemos conhecer os desafios do nosso tempo e transmitir com entusiasmo e convicção, a mensagem de Boa Nova que nos foi confiada.

Somos, portanto, continuadores da missão de Jesus no mundo. E como estamos assumindo esta missão?

Especialmente neste período somos convocados a refletir:
- Como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo?
- Estou assumindo o compromisso cristão de levar a Boa Nova a toda criatura ou estou aprisionando em meu coração esta mensagem de amor que me foi revelada?
- Estou testemunhando a Boa Nova com práticas de fé, amor, justiça, esperança, fraternidade, perdão, acolhimento, ... ?

“Ser missionário não é apenas percorrer grandes distâncias, viajar para outros continentes. Ser missionário é, antes de tudo, realizar a difícil viagem de sair de si para ir ao encontro do outro.”


Este ano a Igreja no Brasil reflete o tema “Brasil missionário partilha tua fé”. A Igreja missionária é aquela que está onde é necessário.
O cartaz, por sua vez, simboliza o missionário sem fronteiras que parte do Brasil e partilha sua fé com o mundo, sua casa. Representa o missionário que segue o mandato de Jesus de ir até os confins do mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura. O globo, com os continentes nas cores missionárias, representa o espaço onde atua o missionário e a cruz é o sinal do Evangelho, do Cristo, o fundamento da fé cristã.

5 comentários:

  1. Querida Imaculada, fico encantada a cada visita que faço ao seu blog. Desta vez, o que me tocou foi a partilha do seu encontro. Acho que o propósito do seu encontro deve ser, na verdade, o fundamento da catequese. Mais do que falar, nossa missão é levar os catequizandos ao encontro pessoal com Deus. Certa vez, nosso pároco fez um alerta aos catequistas da minha comunidade, dizendo que não deveríamos ficar tão preocupados em ensinar a doutrina para as crianças, o mais importante era ensiá-las a amar Jesus, todo o resto viria por acréscimo. As vezes alguns catequistas se preocupam tanto com a doutrina que esquecem de proporcionar essa experiência de Deus para as crianças. E como é maravilhoso proporcionar esse encontro! Quanto mais eles se apaixonam por Jesus, mais eles se interessam pelas coisas da Igreja. Que Deus nos dê a graça e a sabedoria para continuar levando os pequeninos ao seu encontro. Um grande abraço e a paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Késia...delicia ler seu recadinho...Fiquei toda feliz!
    Na quarta anterior a essa, tínhamos ido na missa, pois eras a novena de Nossa Senhora... Então, iniciei o encontro fazendo uma avaliação do comportamento na missa, o que foi bom e o que poderiam melhorar...
    Mas, nesse encontro, não queria dinâmicas, nem muito conteúdo, queria que eles fizessem a experiência da oração.
    Pensei, que se rezasse o terço completo, isso tiraria o clima, eles dispersariam... então,a dei uma flor pra cada um... cada um ia rezando a ave-maria, colocava sua flor no lugar e todos respondiam com a Santa Maria...Percebi que alguns tem vergonha de rezar, mas mesmo assim o fez baixinho... respeitei... só não aceitei brincadeiras, porque o momento era sério... senti uma paz muito grande! Só depois refletimos o texto, que peguei no seu blog... e no final, conforme prometido, comemos batata frita e guaraná... srsrsr Beijo grande pra vc tb

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Imaculada.
    Acredito que o momento tenha sido lindo para estas crianças.
    Nós como catequistas temos a missão de fazer cristãos... e mais ainda católicos, amando a nossa Igreja com tudo o que ela tem.
    Deus te abençoe grandiosamente e um abraço para suas crianças.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana, obrigada pela visita...foi gratificante sim esse momento... e tão gostoso ver eles amadurecendo na fé, se esforçando para mudar suas atitudes...Nossa Igreja é muito rica, porisso é preciso uma catequese permanente, pois nunca conseguiremos descobrir tudo... Beijão pra vc!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga!
    Gostaria de convidá-la para participar de um sorteio de vários livros em meu blog:
    nospassosdejesusamor.com.br
    Deus te abençoe!
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!