sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

INDIGNAÇÃO!


Poderia eu estar planejando meu final de semana, mas, sabe de verdade o que queria estar planejando agora, para esse final de semana, uma manifestação publica... Catequistas com suas faixas, de frente à casa paroquial, gritando, exigindo o apoio do padre... e quem sabe até uma greve catequética, não reinvindicando aumento de salário, pois nosso patrão é bem generoso, mas reinvindicando coisas básicas e essenciais para a catequese, necessidades que vão muito além do espaço físico... Muitas vezes o catequista, o coordenador precisa da segurança do sacerdote ao lado, apoiando, pensando, elaborando um plano de ação para o agir catequético... Isso é o mínimo que eles podem querer... Em muitos lugares, a catequese está jogada às traças... Ela ainda acontece porque existem um grupo de catequistas que tem certeza de seu chamado e fazem sua parte... Um grupo onde mesmo passando por todas as necessidades, ainda tem um brilho no olhar quando falam da catequese...


É doloroso pra mim ouvir da boca de um catequista: "Aqui, nossa catequese parece um bairro que está começando, e que não tem nada, não tem energia elétrica, água encanada, asfalto... Aqui não passa nada, nem ônibus chega, estamos abandonados..."



Isso é triste e eu não posso e não vou ficar calada, nem estagnada no meu canto. Em pleno 2013, as coisas não podem continuar assim, que me desculpem, mas nossos padres, a maioria deles, precisam avaliar sua vocação sacerdotal e sair do comodismo e começar a arregaçar as mangas para trabalhar...

Não dá mais pra empurrar com a barriga... Ou assumem ou somem... Caraca!!!!!!!

Desabafo!
Indignação!
Revolta!
Tristeza!
Inquietação!
Sinto tudo isso e muito mais nesse momento!


2 comentários:

  1. Oi Imaculada, a paz de Jesus esteja contigo!!!

    O seu desabafo também é o meu...aqui também é assim...não somente o padre mas as pessoas que trabalham em outras pastorais que se dizem estar a muito tempo ali, e acham que a igreja é sua casa que pode dar ordem segundo sua vontade e que as pessoas tem que aceitar e ponto. Estou lutando para ter uma catequese onde as crianças sintam vontade e desejo de vir para os encontros...já estou encontrando muitos obstáculos mas a força que me anima para continuar é muito maior que estes obstáculos
    não...como você diz tenho certeza do meu chamado e não é em vão e é por isso que vou continuar lutando por uma catequese melhor!!

    Abraço Fraterno!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  2. Olá, Imaculada, a quanto tempo, estava com saudades. Tenho pensado muito em você nos últimos dias, tive mesmo vontade de lhe escrever para compartilhar um desabafo, e hoje entro aqui e me deparo com ele. Precisei me afastar no último semestre para ter bebê, e qual não foi minha surpresa ao tentar retomar as atividades neste ano (na medida do possível, porque a maternidade tem me consumido de forma exaustiva mas maravilhosa) e me deparar com a catequese exatamente como você descreve. Isso está me consumindo, me deixa triste, desanimada, e quase que de mãos atadas. E aí vem a Liturgia da Palavra da missa de hoje dar aquela cutucada: "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações." E o Evangelho nos conta que Jesus era desacreditado na sua própria terra.
    E agora estou aqui, tentando escutar e entender o que Deus quer de mim, porque no momento tem uma porta se fechando aqui na nossa catequese mas não consigo ver onde tem uma janela se abrindo.
    Um beijo e um grande abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!