quinta-feira, 20 de maio de 2010

As excelências da Santa Missa...

Cobramos de nossos catequizandos a participação nas missas, nos entristecemos de ver que passam-se os domingos e poucos são os que se despertam. São pouquíssimas as famílias de nossa catequese que tem o "costume" das missas dominicais. Parece que falamos aos ventos. Estava aqui lendo um livro sobre a importância da missa e cheguei à conclusão de que, nem nós catequistas temos o devido entendimento da Missa. Ao passo de reclamar de nossas misérias, se fôssemos caladinhos pra missa e colocasse alí todas as nossas dificuldades tanto pessoais, quanto da catequese, muita coisa já tinha mudado.(estou falando isso pra mim em primeiro lugar)
Vou deixar aqui um pequeno trecho do acabei de ler às 07h11 dessa manhã.




...E nós, miseráveis, com nossa tibieza, nossa falta de devoção, e as escandalosas distrações com que assistimos à Missa, quantas barreiras lhe opomos à ação e restringimos a eficácia de seu poder!
Quisera subir ao cume das mais altas montanhas e de lá bradar com voz retumbante: Povo insensato, povo trasnviado, que fazeis? Por que não acorreis às Igrejas para aí assistir a todas as santas Missas que puderdes? Por que não imitais os Santos Anjos, que, no dizer de São Crisóstomo, descem do Céu em legiões, quando se celebra a Santa Missa, e se mantêm diante de nossos altares, velando-se com as asas em sinal de profundo respeito? Esperam o momento bendito da Santa Missa a fim de, com mais sucesso, intercederem por nós, pois sabem muito que é essa a ocasião mais propícia para nos alcançarem as graças celestes.
E vós! que confusão para vós terdes até agora tão pouco apreciado a Santa Missa; e mais, de ter tantas vezes profanado uma ação tão santa, sobretudo se for do número daqueles que se atrevem a dizer temerariamente: " Uma missa a mais, uma missa a menos, isto é ninharia!.!

Do livro: As excelências da Santa Missa - Leonardo de Porto-Maurício

* Domingo que passou, fui à missa das 08h30, "missa com crianças"... Só foi uma catequizanda da minha turma, mas a presença dela  foi um presente pra mim, pois sei da sua  luta para participar da catequese, não por sua causa, pois  ama a catequese. Tenho certeza de que  vencerá e será luz para sua família. Como  ficou meio perdidinha na missa, eu fui e me sentei ao seu lado, e na medida do possível fui explicando as partes da missa, pedi que prestasse bastante atenção no momento da consagração, pois é naquele momento que ocorre a trasnsubstanciação, no que ela me pergunta: "Quando eu vou poder receber o corpo e o sangue de cristo?" Achei, interessante as palavras usadas, pois nessa idade, eles perguntam de uma forma diferente: "quando eu vou comer a hóstia?" Quando não falam: "Quando vou comer aquilo?". Quando, foi quarta-feira, dia de nosso encontro de catequese, ela pede pra comentar sobre a homilia do padre, parece que queria confirmar comigo, algumas coisinhas ditas por ele. Ela entendeu direitinho a mensagem da homilia e levou pra casa e passou tudo ao pai. Fiquei encantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!