quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mês de junho, mês frio, mês de muita agitação por todo lado com as famosas quermeses, as festas juninas, na comunidade paroquial é sinônimo de confraternização entre as pastorais. As tradições mudam um pouco de região pra região, mas tem sempre um mesmo objetivo: Saudar, homenagear os tres santos juninos, Santo Antonio, dia 13, São João, dia 24 e São Pedro, dia 29. Muitas pessoas na procura de um namorado e futuro marido, aproveitam pra fazer as famosas simpatias, até abusando um pouco da imagem dos Santos. Outras tantas participam dos festejos, que são bem animados, mas não participam das celebrações liturgicas.
No geral, é um mês alegre, gostoso, um mês de expectativa de férias escolares. Para nós católicos é um mês, onde celebramos esses grandes Santos, quando aproveitamos para agradecer a intercessão por cada um de nós e principalmente aproveitamos para conhecer um pouquinho a história de vida de cada um.
 
Eu, ajudada por outros catequistas, organizava  a festa junina na Matriz, isso aconteceu durante anos,  reuniamos todas as pastorais e famílias da catequese. Era de fato um momento celebrativo, de confraternização, com muita alegria, danças, barracas. Não media esforços, decorava aquele salão imenso, ensaiava as crianças, e a festa acontecia. No outro dia, desmontavamos tudo.No ano passado não houve a festa e pelo visto esse ano também não terá,  falo isso com muita tristeza, porque vejo que as tradições chegaram até nós, porque alguém deu continuidade. Assim deveria ser. Tenho saudade de nossas festas juninas, não só eu, mas muita gente, mas o meu momento passou,  a minha parte eu fiz, agora é a vez de outros.  Por favor, queiram ocupar seus lugares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!