quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Depois que publiquei o post anterior, li algo que achei oportuno publicar...

" Muitos catequistas receberam os sacramentos da Iniciação Cristã, mas ficaram no estágio da fé herdada. Esses catequistas diante dos desafios se veêm interpelados a tratar com os catequizandos de conteúdos e convicções dos quais não estão seguros, ou nem sequer assimilaram. Sentem-se desnorteados diante dos desafios e problemas que os superam e para os quais devem dar respostas para si e para os catequizandos. Além de graves lacunas no conhecimento da fé, os catequistas revelam fragilidade quanto à espiritualidade e às convicções cristãs. Mesmo assim possuem boa vontade e desejo de superar suas limitações. Dedicam-se ao estudo, reflexão, oração, e muitos não contam com o apoio da própria estrutura eclesial para realizar a missão que assumiram."
(nesse blog tem um material para a formação inciática para catequistas muito bom. confira!)

... Essa questão da formação do catequista é algo muito sério, quando nos deparamos com alguns temas, percebemos que nossa formação é precária. A cada formação que participo, mais eu vejo que preciso me formar como pessoa, como catequista. Às vezes sou tomada por uma insegurança enorme, me sinto incapacitada para tão grande missão. Mas, ao mesmo tempo me tranquilizo e prossigo, pois devidamente iniciados e formados nunca estaremos, estamos em constante aprendizado. Precisamos estar sempre em busca. Me lembrei de uma palestra da III SBC, com o tema: Jesus Formando e Formador.
"Nós pensando em Jesus, não costumamos ver nele o FORMANDO, mas só o FORMADOR. Na realidade, Jesus, igual a nós em tudo, menos no pecado, viveu o mesmo processo de aprendizagem, próprio de todo ser humano. Ao longo dos três anos da sua vida como formador dos discípulos, ele ia aprendendo no contato com o povo, com os discípulos e com os fatos duros da vida. Como todos nós, ele matriculou-se na escola da vida e tornou-se discípulo aplicado de Deus e do povo. O formador se forma formando seus discípulos. uma vez tendo formado o discípulo, o formador desaparece."
Isso também acontece com cada catequista, a cada encontro PREPARADO, estudado, pesquisado, ruminado, vamos nos formando, aprendendo principalmente com a realidade de cada catequizando colocado em nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!