sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dicas para um encontro diferente...

Qual o momento onde você mais escuta a Deus no seu dia-a-dia? Comigo, pode parecer loucura, mas Deus me fala quando estou lavando louça. Isso mesmo! Estava lá eu lavando as louças do almoço e pensando em como iria começar minha conversa com os catequistas da Paróquia São Pedro nesse domingo, pensei que não ficaria preocupada em formação, mas que teríamos uma troca de experiência, um momento para partilhar nossas conquistas e também nossas desilusões. Pensamentos vem, pensamentos vão, pensamentos fogem, me vi desenvolvendo um encontro de catequese.

A catequese de hoje nos pede uma catequese encarnada na realidade de nossos catequizandos, uma catequese Bíblica.

Lembrei-me de uma dinâmica que o Padre Marcelo fez no nosso encontro, usando a “fototeca”, imagens que falam. Você escolhe várias imagens retratando situações diferentes, conflitantes ou não. Para facilitar podemos fazer da seguinte forma: Colocamos algumas situações e para cada imagem, uma passagem Bíblica, que o catequista deve ter preparado e meditado com antecedência. Deixe que o catequizando escolha uma imagem, e com certeza ele vai escolher a que mais diz respeito à sua realidade no momento, seja pessoal, familiar ou na sociedade. Vai acontecer que mais de um catequizando escolha a mesma imagem, pode-se fazer grupos, ou não. Deixe que ele reflita por uns minutos aquela imagem e depois leia, releia e medite a passagem Bíblica e tente iluminar aquele acontecimento com a Palavra de Deus. O catequista pode ajudar se achar necessário.

Essa é uma maneira de fazer com que eles sejam protagonistas do encontro e não meros expectadores.

*Recorte de revistas imagens diversas e monte sua fototeca. É muito chato essa coisa de só escutar, escutar e usando a fototeca, você pode movimentar o grupo, enquanto catequisa e lembre-se que as imagens falam.

*Todo tema proposto para o encontro, tem uma passagem Bíblica, ou deveria ter, basta usar um pouquinho a criatividade. No meu último encontro, falei sobre vocações, levei um teatro, eles mesmo foram os atores, recortei imagens dos tipos de vocações: Leiga, sacerdotal, religiosa e família, dividi entre os catequizandos, passagens bíblicas de vários chamados: Abraão, Moisés, Samuel, Jeremias, Maria... Começamos com o teatro, depois visualizamos as diversas vocações através das imagens. Pra terminar, como não deu tempo para se fazer no encontro, levaram para ler em casa a passagem Bíblica e lendo, deverão descobrir, qual o chamado feito por Deus àquela pessoa. Vamos ver no próximo encontro no que vai dar.

Isso são apenas dicas, que podem ser enriquecidas com sua experiência e criatividade.
Bom! Agora, volto a lavar minhas louças!!
Abraços!
Imaculada

Um comentário:

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!