quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A INSTRUÇAO DOS CATECUMENOS: TEORIA E PRATICA DA CATEQUESE

 Lendo sobre Santo agostinho, pois o celebramos dia 28 agora, encontrei isso, parece até que foi pra mim, deve ser um dos mimos de Deus. Olha, não desanime, já era dificil desde aquele tempo. A precocupação desse diácono era como dar catequese aos que se apresentavam, ao que já queriam ser cristãos. Hoje, não é nossa realidade, os pais colocam seus filhos na catequese, mas será que procuram a Igreja nesse sentido: para que seus filhos se tornem cristãos? A pergunta frequente é: "Quanto tempo de catequese?" Mas, nunca ouvi ninguém perguntar: "Quanto tempo para  que meu filho se torne um cristão?" Isso nos dizia Padre Marcelo em nosso encontro para catequistas e isso é o que sempre escutamos. Eis nosso desafio, evangelizar aqueles que nem noção tem do que está pedindo à Igreja. Começar do zero mesmo! Do BEABA. Fiquei curiosa por conhecer esse livro.

A INSTRUÇAO DOS CATECUMENOS: TEORIA E PRATICA DA CATEQUESE-Santo Agostinho

Sinopse do livro: "O problema de como fazer uma catequese não é de hoje. Já era agudamente sentido no tempo de Santo Agostinho. Assim, um diácono de Cartago, de nome Deogratias, pede ao grande santo e pastor uma exposição sobre como dar catequese aos que se apresentavam para se tornarem cristãos. A pedido dele, Agostinho desenvolve, pelo ano 400, pela primeira vez, um tratado teórico-prático sobre o modo de se catequizar. Poderíamos dizer que se trata do primeiro manual de catequese para catequistas. A catequese, segundo Agostinho, consiste fundamentalmente na narração dos feitos de Deus em favor da humanidade, a começar do início da criação até a Igreja em nossos dias. O importante é a maneira de narrar. Cristo é o centro da narração, pois o centro de tudo é o amor, e Cristo nos revela o amor de Deus. A forma da mensagem deve variar conforme a diversidade dos destinatários. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!