quinta-feira, 9 de junho de 2011

Deixar o dia dormir

Quando li o texto abaixo, pensei como tem gente que escreve exatamente aquilo que gostaríamos de escrever. Nos identificamos de tal maneira que chegamos a nos enxergar no texto... Hoje, nessa reflexão sobre a perseverança, me vi a pensar na minha caminhada nesses meus 16 anos de catequese. Já passei por tanta coisa, que humanamente não tem explicação a minha perseverança, tenho  certeza que uma força maior não me deixa desistir.

 "Deixar o dia dormir", engraçado, quantas vezes, fui dormir com a plena convicção de que no outro dia tomaria decisões, que não iria mais continuar na catequese, nisso ou naquilo... e quando acordava, estava pensando diferente, meus sentimentos não eram mais os mesmos...Nem sempre foi assim, quantas vezes, não deixando o dia dormir,  tomei decisões precipitadas na hora da euforia, desânimo... Quantas formações cancelei, encontros deixei de ir, desisti de alguns ministérios,  porque não soube deixar o dia dormir...

Só não consegui abandonar minha turma de catequese, quando pensava neles, em cada rostinho, as lágrimas caiam, mas estava ali toda semana e eles pensando ter a catequista mais segura do mundo... Me lembro que dizia ao meu pároco: "Se não fosse essas crianças, largaria tudo..." E ele, que sempre soube me ouvir, me entender, me aconselhar, dizia: "Bendita seja essas crianças..."

Sim, bendita foram essas crianças que Deus colocou na minha vida, elas me deram forças para perseverar, por elas consegui fazer dormir dias e mais dias...
Sei que acima de tudo, sempre esteve aquele que me chamou, sempre me dizendo: ' Eu te conheço, confio e preciso de ti!" Sempre senti essas palavras em meu coração, sempre me senti muita amada por Deus, e foi esse amor que me fez esperar as águas mudarem...

Elas mudaram e estou aqui e nessa semana que antecede pentecostes, peço muito o dom da Fortaleza, para que eu seja forte o suficiente para enfrentar todas as dificuldades, permancendo firme na missão que Deus confiou a mim...

Uma quinta abençoada  pra todos! Seja perseverante você também, Cristo precisa de você!

***************************************
Perseverança

"Jogo a minha rede no mar da vida e às vezes, quando a recolho, descubro que ela retorna vazia. Não há como não me entristecer e não há como desistir.

Deixo a lágrima correr, vinda das ondas que me renovam, por dentro, em silêncio: dor que não verte, envenena. O coração marejado, arrumo, como posso, os meus sentimentos.

Passo a limpo os meus sonhos. Ajeito, da melhor forma que sei, a força que me move. Guardo a minha rede e deixo o dia dormir.

Com toda a tristeza pelas redes que voltam vazias, sou corajosa o bastante para não me acostumar com essa ideia. Se gente não fosse feita pra ser feliz, Deus não teria caprichado tanto nos detalhes.

Perseverança não é somente acreditar na própria rede. Perseverança é não deixar de crer na capacidade de renovação das águas.

Hoje, o dia pode não ter sido bom, mas amanhã será outro mar. E eu estarei lá na beira da praia de novo.

Ana Jácomo"

2 comentários:

  1. Eu leio Ana Jácomo! Tudo que ela escreve é tão verdadeiro.
    Perseverança (e coragem) para você, para mim, para todos os catequistas.
    (Eu também queria ter escrito este texto!rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Imaculada, o texto é muito bonito... mas o seu depoimento, a reflexão que você fez em cima do texto da Ana, é tudo o que eu e a maioria das pessoas que trabalham para Jesus passam. Já o meu pároco diz que a tentação vem para quem é de Deus... os possuídos não precisam mais ser tentados.
    Perseverança e sabedoria para continuarmos nossa missão!
    Paz de cristo!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!