quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aprendendo com nossos irmãos índios...


Na manhã dessa quinta acompanhei pela TV a missa em Aparecida com os bispos  da 50ª  Assembléia Geral. A emoção, o carinho, a unção com que Dom Edson Damian falava dos povos indígenas foi contagiante. Ele mal conseguia se conter ao falar dos 40 anos de atuação profética do CIMI – Conselho Indigenista  Missionário... Dom Damian , é bispo na diocese onde 90% da população é formada por povos indígenas . 
VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA TÃO BELA E UNGIDA HOMILIA FEITA POR  DOM EDSON  DAMIAM, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM)http://www.cnbb.org.br/site/eventos/assembleia-geral/9068-dom-edson-damian-temos-uma-divida-social-imensa-com-os-povos-indigenas
"Quando visito as aldeias espalhadas ao longo dos rios, depois de cansativas jornadas de “voadeira”, todos correm até a beira para receber o bispo e o tuchaua me saúda chamando-me de “excelência nosso pastor”. “Excelências são vocês”, respondo-lhes, que moram tão isolados e vivem desprovidos dos mínimos os recursos. O Rio Negro, apesar de ser o maior afluente do Amazonas, devido às numerosas cachoeiras e à acidez de suas águas, é chamado de “rio da fome”, pois não fornece peixes nem para saciar a fome dos seus ribeirinhos.
Sempre me encanto com estes irmãos. Apesar de uma vida dura e penosa nunca perdem a alegria e a fé que se expressam no sorriso límpido, espontâneo, cativante. Quando adoecem demoram até uma semana, nas frágeis embarcações com motor de “rabeta”, para serem transportados a São Gabriel, debaixo de sol abrasador ou de chuva torrencial. Dizia-me um médico que muitos chegam tão debilitados que se torna muito difícil ou até impossível o tratamento.  
LEIA MAIS... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!