sexta-feira, 20 de abril de 2012

Batizados não convertidos...


"A maioria dos católicos batizados, nascidos num país cristão são, como adultos, verdadeiros catecúmenos". (CT 44).
Nos primeiros séculos da Igreja, quem desejava se tornar um cristão, era admitido ao catecumenato, que começava sempre com o querigma, e logo depois, uma catequese completa, antes dos Sacramentos da Iniciação Cristã.

Estamos na luta desse resgate, o modelo catecumenal. E isso, embora muito comentando, mesmo com vários materiais impressos, ainda é uma nuvem "pesada", longe de ser derramada em nossas paróquias...

Por catecúmenos entendemos aqueles que não foram batizados, e o catecumenato, essa palavra de origem grega, quer dizer: "lugar onde ressoa alguma mensagem". Seria então esse tempo de preparação, de amadurecimento na fé.

Porque que "católicos", nascidos num país considerado cristão, mesmo passando pela catequese,  sendo batizados, muitos recebendo a primeira Eucaristia e até mesmo a Crisma, são considerados verdadeiros CATECÚMENOS? Não foram iniciados na fé.

Temos vários desafios na catequese, como por exemplo,  a participação na missa dominical. Os pais( muitos deles) de nossos catequizandos são o reflexo de uma catequese sem evangelização.

Adianta  cobrarmos a presença dos catequizandos, colocarmos até caderneta de presença para controlar quem foi, quem não foi, se a missa não é uma prática natural na família? Os filhos,  imitam  os pais, nesse caso, acompanham, pois os pequenos não vão sozinhos pra Igreja... 


Em primeiro lugar a pessoa tem que aderir  a Cristo e depois dessa experiência de fé, de uma conversão,  ela vai entender o valor da missa... Então, temos que investir nessa evangelização com os pais, aproveitando desse período em que os filhos estão na catequese.

A nós cabe anunciar, evangelizar, catequisar. A conversão, essa é tarefa DO ESPÍRITO SANTO! Só Ele converte!


Um comentário:

  1. É muito triste ver que os sacramentos tornaram-se apenas tradição, os valores se foram, o sentido e a vivencia dos sacramentos estão deixando de existir, são poucos os que levam a sério, e são neles que encontramos força para continuar nossa catequese, nem tudo está perdido, ainda há esperança´!
    Eu sempre bato na mesma tecla: as coisas só vão melhorar quando os pais forem catequizados. A catequese não pode ser apenas entre catequistas e catequizandos, os pais também tem que estar nessa caminhada lado a lado. Meu catequizando disse "meu pai nunca vai a missa", se ele nem vai a missa, qual será a educação religiosa que ele passa para o filho dele? e nós que temos que dar essa educação 1 vez por semana por uma hora e meia!!? Milagre né!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!