quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Santa

Partilhando...
Quarta-feira passada, trabalhava com meus pequenos o sentido da Semana Santa na vida de um cristão. Recordei de como meu pai era rigoroso e nos repreendia quando marcávamos qualquer passeio nessa época. Nessa semana temos que participar na Igreja, dizia ele. Eu cresci vendo a fé e o zelo daquele homem, e nunca gostei de marcar qualquer compromisso nesse "feriadão".

Voltemos ao meu encontro de quarta,  enquanto falava, meu corpo ficava todo arrepiado, até que a catequizanda que estava sentada  a meu lado, pergunta: "Imaculada, porque você está assim toda arrepiada, se está fazendo o maior calor?"Essa pergunta chamou a atenção de toda turma. Me senti sem jeito, porque não tinha como disfarçar, foi então que pude dar testemunho da experiência  de Deus em nossa vida, naquele lugar...

"Fico sempre assim quando falo das coisas de Deus, são calafrios que percorre todo meu corpo, isso é presença de Deus em mim. Estou falando pra vocês com todo amor que tenho em meu coração e por isso, as vezes sou chata como fui hoje, porque quero que vocês estejam aqui de corpo e alma, que venham pra catequese, com sede de Deus, para que possam sentir a presença do Espírito Santo. Estamos aqui vendo tudo que Cristo passou por nós,  percebam o quanto Cristo ama cada um de vocês, quando viu que  morreria, arrumou logo um jeitinho de ficar conosco, através da Eucaristia, sofreu, morreu numa cruz, desceu até à mansão dos mortos, ressuscitou e está no nosso meio com teu Espírito. E é por esse motivo que vocês estão aqui na catequese, para que entendam isso, O acolham em seus corações, para que se tornem cristãos de verdade, prontos a enfrentar as batalhas do mundo."Enquanto falava, ia  percorrendo os olhinhos de cada um, principalmente daqueles mais dispersos.

Hoje,  quinta feira Santa, iniciamos o tríduo pascal com a celebração da ceia do Senhor.  A Igreja confirma a importância da presença viva e real de Jesus na Eucaristia e da pessoa do sacerdote. Pensemos em nossos catequizandos, quantos e quantos  recebem a Eucaristia sem entenderem de fato o que está acontecendo. E isso, acontece porque as catequeses não foram acompanhadas de encontros querigmáticos. Antes de ter o encontro com Cristo Eucarístico, é preciso que eles sintam a presença de Cristo na vida deles, é necessário criar essa expectativa, esse desejo profundo...

Para frisar o amor que temos que ter pela Eucaristia, para entendermos que a Eucaristia é o alimento que deixa o cristão de fé de pé,  deixo pra você que ainda não conhece, a história da pequena Imelda. Veja!
http://imaculadacintra.blogspot.com.br/2010/03/patrona-dos-que-vao-receber-primeira.html#links

10 comentários:

  1. Oi Imaculada, a paz! Fico encantada a cada visita que faço ao seu blog. Gosto muito da forma como você escreve e partilha suas experiências. Amei conhecer a história da beata Imelda Lambertini, fiquei emocionada com tanto amor à Sagrada Eucaristia. Também gosto de conhecer a história de santos dos corpos incorruptíveis, mas não conhecia essa história tão linda. Vou levá-la para partilhar no meu blog também, fazendo a devida referência. Obrigada pela partilha. Que você tenha uma Semana Santa bem abençoada e que Beata Imelda nos inspire a amar cada dia mais a Eucaristia e a transmitir esse amor aos nossos catequizandos também. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Imaculada... vejo aqui como as histórias se repetem em todos os lugares. Não vamos desanimar, os frutos não são nossos, somos os jardineiros (que planta, cuida e poda), como diz Madre Maria Tereza Cavalcante. Que o Espírito Santo esteja com você!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Imaculada, gostaria de saber como é a dinâmica do barco, pois também quero preparar um momento especial para contar essa história para os pais e para as crianças. Quando você puder, me ensina, por favor. Aqui em minha Paróquia as crianças fazem a Primeira Eucaristia sempre no final do ano, próximo a data de comemoração de nossa padroeira, Imaculada Conceição, mas receber a Eucaristia durante a Páscoa deve ter um gostinho bem especial. Que Jesus abençoe a todos os catequizandos que terão o privilégio de receber Jesus pela primeira vez nesta Páscoa. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Sim Késia, muito lindo e significativo... nesse link, vc encontra a dinâmica, qualquer dúvida é só gritar...
    http://catequesegenial.blogspot.com.br/2012/03/dinamica-o-barco.html?showComment=1330606804409#c3905472524713940611

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Meu nome é Rodrigo, do blog www.catequese-psbj.blogspot.com ! E agora faço parte também dos Catequistas Unidos! Amei o seu blog e aqueles marcadores de Bíblia! Vou utilizá-los e no mês da Bíblia postar no meu blog com sua autorização é claro, e já estou te seguindo!

    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo, pode usar o que necessário, tem minha autorização...prepare o café, que estou chegando...vem vindo ao grupo!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela autorização! Mas não venha não! Sou uma negação na cozinha minha cara! kkk Se quizer, disponibilizei no blog meu perfil pessoal do Orkut e Facebook! Fique a vontade!

    ResponderExcluir
  8. Oi Imaculada, seus posts sempre emocionantes . Fiquei "arrepiada" com seu testemunho. Isto sim é testemunhar Jesus: "É sentir o coração arder com a sua palavra" Infelizmente nem todos catequizandos assimilam nossa mensagem . A história da beata Imelda é fascinante. Um amor infinito á santa Eucaristia. Difícil de se ver. Vou partilhar com minha coordenadora. Bjs Uma Feliz e Santa Páscoa!

    ResponderExcluir
  9. Sou coordenadora da catequese e gostaria de partilhar tudo isso com todas as catequistas, Muito lindo, muito rico e muito criativo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito importante!
Não conseguiu comentar?? Calma, não saia ainda, escolha e opção ANÔNIMO e não esqueça de se identificar no final de sua mensagem!
Viu só, que fácil! Volte sempre!