terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Até fiz a primeira comunhão, mas não penso "NISSO" mais...

"Uma amizade com o papa João Paulo II"
Filme lindo, confira a sinopse abaixo. Assisti, gostei muito  e vejo que podemos refletir o objetivo do processo da Iniciação à Vida Cristã em nossos dias, o que reduzimos como "catequese".
Houve um diálogo entre o papa e seu novo amigo, o jovem Lino, aliás houve vários diálogos, mas  um em especial, causou em mim uma certa inquietação.

João Paulo II pergunta à Lino: Você é cristão?
O jovem não responde de imediato.
Na verdade, eu não sei, eu ATÉ FIZ A PRIMEIRA COMUNHÃO, MAS NÃO PENSO "NISSO" MAIS, responde ele... Noutro momento o papa consegue arrancar dele que sua última confissão foi aos 11 anos de idade. Certamente foi sua primeira e última confissão.

Pois é meus caros e amados catequistas, a história de Lino nos faz pensar: Quantos "Linos" temos por aí.
Quando batemos na tecla que a catequese não tem como objetivo unicamente receber sacramentos é pensando nisso, não adianta os sacramentos se não se tem consciência de que Cristo é o sacramento Maior. Por isso dizemos Iniciação à Vida Cristã, um processo que leva ao amadurecimento na fé. 

O Lino teve a feliz sorte de ter como a amigo conselheiro, nada mais, nada menos que o Papa João Paulo II. E nossos catequizandos? Precisamos  ser catequistas bem formados, antenados no  que nossa Igreja tem nos dado como pistas de ações, para que assim consigamos ser essa ponte que facilita esse encontro com Cristo.
Leiam esse parágrafo da exortação apostólica "CATECHESI TRADENDAE", escrita em 1979. Poderia ter escolhido um texto mais atual, já que temos uma infinidade, mas os gritos, o apelo para uma visão mais aberta sobre a catequese  é antiga.

"Finalidade específica da catequese: finalidade específica da catequese, no entanto, não deixa de continuar a ser a de desenvolver, com a ajuda de Deus, uma fé ainda inicial; e de promover em plenitude e de alimentar  quotidianamente a vida cristã dos fiéis de todas as idades.  Mais precisamente, a finalidade da catequese, no conjunto da evangelização, é a de construir a fase de ensino e de ajudar a maturação, quer dizer, de corresponder ao período em que o cristão, depois de ter aceitado pela fé a Pessoa de Jesus Cristo como o único Senhor e após ter lhe dado uma adesão global, por uma sincera conversão do coração, se esforça por melhor conhecer o mesmo Jesus Cristo."

Antes de catequizar, de jogar doutrinas, é preciso anunciar a pessoa de Cristo, o que chamamos de QUERIGMA. Temos primeiro apresentado esse Cristo como amigo, como guia, como modelo? Esse anuncio da pessoa de Cristo levou seus catequizandos a admirá-lo? Se sim, toda admiração terá como consequência a imitação. Depois disso, eles estarão preparados para conhecer melhor esse amigo. E quanto mais o conhecer, mais apaixonados por ele ficarão. Então, finalmente e consequentemente, teremos menos "Linos" por aí.

Te convido a fazer a leitura dessa exortação. Clique AQUI.

 
Sinopse: A história se passa em 1981, algum tempo depois do atentado contra João Paulo II. A família do jovem instrutor de esqui e um alpinista experiente Lino Zani, que administra um refúgio de montanha, entre os picos do Adamello, recebe uma visita inesperada e extraordinária: Karol Wojtyla. A visita, que deveria permanecer em segredo a mando dos serviços de segurança, logo se torna uma oportunidade de reunir-se com o povo da montanha. O jovem Lino é escolhido para acompanhar o Papa em suas descidas. A amizade que nasceu em seguida, entre os picos nevados do Adamello, vai acompanhar os dois homens, tão diferentes para o resto de suas vida

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Cá estamos de volta!!

"A alegria do meu barco não consiste apenas em saber se o mar está calmo, se o vento é favorável, ou se o dia vai dar peixe... 
Feliz Ele fica se continuo firme na vocação de pescador!" 
(Pe Mauro José Ramos)
 
Janeiro se vai e muitos catequistas estão se preparando para assumir novas turmas, outros darão continuidade. O importante é  mantermos firmes na missão que nos foi confiada. Que o Santo Espírito nos capacite, nos inflame com seu fogo renovador,  que sejamos lâmpadas, já que a LUZ É ELE, o Cristo.
Vou procurar ser mais fiel às postagens no blog. Ando sumidinha neh!! Tudo culpa do face(srrs)

Beijo grande a você catequista que passa por aqui, mesmo sem atulizações diárias!!